Meteorologia

Frente fria traz chuva, vento forte e agitação marítima a partir desta sexta-feira

today21/02/2025

Fundo
share close

A partir da tarde desta sexta-feira, o estado do tempo em Portugal Continental vai sofrer um agravamento significativo devido à passagem de uma frente atlântica fria, trazendo chuva, vento forte e possibilidade de trovoada, sobretudo nas regiões do centro e norte do país. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), poderá ainda ocorrer queda de neve nas zonas mais elevadas.

De acordo com a meteorologista Maria João Frada, do IPMA, o fenómeno meteorológico será acompanhado por vento intenso, com rajadas que podem atingir entre 80 e 90 quilómetros por hora no litoral oeste. Além disso, a chegada de uma massa de ar polar após a passagem da frente fria poderá intensificar os aguaceiros e favorecer a ocorrência de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde de sexta-feira.

A agitação marítima será um dos principais efeitos desta mudança no tempo, com ondas que poderão alcançar os cinco a seis metros de altura ao longo da costa ocidental. A partir da madrugada de sábado, espera-se uma ligeira diminuição da altura das ondas, que deverão descer para cerca de quatro metros.

Face a estas condições adversas, o IPMA colocou sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, entre as 12h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado. Já os distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Setúbal, Vila Real e Viseu estarão sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva forte ou à agitação marítima.

O mau tempo deverá manter-se ao longo de sábado, com uma melhoria prevista para domingo. No entanto, uma nova superfície frontal fria, de menor intensidade, aproximar-se-á do continente entre segunda e terça-feira, provocando um novo, mas menos severo, agravamento das condições meteorológicas.

Escrito por Cordeiro