Festivais

Festival Músicas do Mundo celebra 25 anos com 48 concertos ao longo de nove dias

today15/03/2025

Fundo
share close

O Festival Músicas do Mundo (FMM) assinala um quarto de século com nove dias de programação e 48 concertos, levando os ritmos de 35 países a Porto Covo e Sines entre 18 e 26 de julho.

A edição deste ano, apresentada esta sexta-feira em Lisboa, destaca nomes como Julieta Venegas (México), Max Romeo (Jamaica), Orchestra Baobab (Senegal), Rokia Traoré (Mali), The Mystery of the Bulgarian Voices (Bulgária), Youssou N’Dour (Senegal) e 47Soul (Palestina).

O evento também receberá artistas de países que se estreiam no festival, incluindo Bolívia, Gabão, Guatemala, Jordânia, Indonésia (Java) e Somalilândia.

(Youssou N’Dour)

Forte presença de artistas lusófonos e portugueses

O espaço lusófono volta a ter um grande destaque na programação, com Bia Ferreira, Gabriela Leite, Luca Argel e Nação Zumbi (Brasil), Bonga (Angola), Fidju Kitxhora, Fidjus Codé di Dona e Fábio Ramos (Cabo Verde), Roberto Chitsonzo (Moçambique) e Umafricana (Guiné-Bissau).

Já Portugal estará representado por Ana Lua Caiano, Bateu Matou, Capicua, Lena d’Água e Miss Universo.

Um festival com identidade própria

O FMM, organizado pela Câmara Municipal de Sines, mantém o lema “Música com espírito de aventura” e já recebeu reconhecimento internacional ao longo dos anos.

O presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, destacou o orgulho num festival que se tornou “maduro, com uma identidade muito própria”, referindo que esta será a sua última edição enquanto autarca.

O edil sublinhou ainda o impacto cultural e social do evento, realçando que, num contexto global marcado por tensões e conflitos, o festival continua a promover a união entre os povos e a combater a intolerância.

Porto Covo mantém acesso gratuito e festival aposta na sustentabilidade

Nos primeiros três dias, o festival acontecerá em Porto Covo, onde todos os concertos serão de entrada livre, promovendo a economia local.

Sem apoios estatais diretos, o FMM continua a ser uma referência no panorama musical mundial, apostando nesta edição numa zona de campismo reformulada e melhorias nas práticas de sustentabilidade.

Escrito por Cordeiro