Mundo

Tik Tok pode vir a ser suspenso nos Estados Unidos

today16/12/2024

Fundo
share close

Foi confirmada, por um tribunal federal de recurso norte-americano, uma lei que poderia proibir o site de redes sociais TikTok nos Estados Unidos, citando ameaças à segurança nacional decorrentes da recolha de dados pela plataforma.

“O Estado agiu apenas para proteger a sua liberdade de uma nação adversária estrangeira e para limitar a capacidade de recolher dados sobre indivíduos nos Estados Unidos”, disse o tribunal.

Embora o tribunal tenha reconhecido as implicações que uma eventual proibição poderia ter para milhões de utilizadores, advertiu que, se a plataforma não cumprir, poderá ficar indisponível no país “pelo menos durante algum tempo”.

A rede social lutou contra o país no Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia para tentar manter a sua presença no mercado norte-americano, onde tem 170 milhões de utilizadores.

A plataforma pode agora recorrer da opinião do tribunal para o Supremo Tribunal dos EUA para tentar impedir a proibição. De facto, tanto o TikTok como o Departamento de Justiça solicitaram que esta decisão fosse emitida antes de 6 de dezembro, para que o Supremo Tribunal pudesse considerar quaisquer recursos antes de o veto entrar em vigor.

A administração de Joe Biden e os membros do Congresso, tanto do Partido Democrata como do Partido Republicano, receiam que o governo chinês possa obter informações sobre os utilizadores norte-americanos através da ByteDance e usar a sua influência sobre a opinião pública dos EUA, manipulando o que as pessoas veem na aplicação.

O presidente pode prorrogar a proibição por mais três meses, no máximo, se certificar que a empresa está a agir de acordo com as expectativas dos EUA. Se não for alterada, a proibição entrará em vigor no seu último dia na Casa Branca, uma vez que o Presidente eleito Donald Trump tomará posse no dia seguinte.

O candidato republicano, que tentou proibir a plataforma durante o seu primeiro mandato, afirmou durante a campanha eleitoral que, se ganhasse, iria “salvar o TikTok na América”.

Escrito por Cordeiro

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *