AD

Notícias

Projeto Viv’Aldeia leva sessões sobre gestão energética às aldeias de Vila de Rei

today25/06/2026

Fundo
share close
AD

O CLDS 5G Vila_Com_Vida vai promover, durante o mês de julho, uma nova edição do projeto Viv’Aldeia, dedicada à gestão energética e à promoção de hábitos de consumo mais sustentáveis.

A iniciativa decorrerá nas associações locais de Vilar do Ruivo, Aivado, Borda da Ribeira, Vale das Casas, Casais de Baixo e Fundada.

Sessões promovem literacia energética

As ações serão dinamizadas pelo Gabinete do Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Vila de Rei, em parceria com a MédioTejo21 – Agência de Energia.

O objetivo passa por aumentar a literacia energética da população sénior, sensibilizando para uma utilização mais eficiente da energia e incentivando comportamentos ambientalmente responsáveis.

Como reduzir consumos e poupar na fatura

Ao longo das sessões, os participantes terão acesso a informação prática sobre diferentes aspetos relacionados com a gestão da energia.

Entre os temas abordados estarão:

  • interpretação das faturas de eletricidade e água;
  • comparação de fornecedores e tarifas energéticas;
  • programas de apoio e financiamento para eficiência energética;
  • soluções de energias renováveis para habitações e empresas.

A iniciativa pretende ajudar os participantes a compreender melhor os seus consumos e a identificar oportunidades de redução de custos.

Apoio à transição energética

Além da vertente informativa, as sessões procuram preparar a comunidade para a transição energética, esclarecendo dúvidas sobre medidas que podem contribuir para melhorar a eficiência energética das habitações.

Segundo a organização, esta ação representa uma oportunidade para os participantes adquirirem conhecimentos úteis que permitam reduzir despesas, utilizar os recursos de forma mais eficiente e adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia.

Viv’Aldeia Vila de Rei

(Fonte: Nota de Imprensa do Município de Vila de Rei)

Escrito por P.Cordeiro


AD
AD
AD