Música

Madonna critica medidas de Trump contra a comunidade LGBT+: “Muito triste”

today31/01/2025

Fundo
share close

Madonna manifestou-se contra as novas ordens executivas de Donald Trump que excluem pessoas transgénero das forças armadas dos EUA. A cantora utilizou as redes sociais para expressar a sua indignação, escrevendo no X (antigo Twitter): “É muito triste ver como o nosso Governo está gradualmente a desmantelar todas as liberdades pelas quais lutámos e conquistámos ao longo dos anos. Não desistam da luta!”, acompanhando a publicação com uma bandeira LGBT+.

Assim que assumiu a presidência, Trump reafirmou sua posição de que os EUA só reconhecerão dois géneros – masculino e feminino. Agora, com a assinatura dessas ordens executivas, os militares transgénero serão afastados sob a justificativa de que sua identidade “conflitua com o compromisso do soldado com um estilo de vida honrado, confiável e disciplinado”.

A decisão gerou forte reação entre ativistas dos direitos humanos, e uma ação judicial está a ser preparada para contestar a medida. Shannon Minter, diretor jurídico do Centro Nacional para os Direitos das Lésbicas, declarou que a ordem presidencial é inconstitucional: “É preconceito. E pressupõe-se que leis baseadas em preconceitos são inválidas”.

Atualmente, estima-se que cerca de 15 mil pessoas transgénero sirvam nas forças armadas dos EUA.

Escrito por Cordeiro