AD

Regional

Kristin: Vila de Rei fixa prazo para remover material lenhoso

today16/02/2026

Fundo
share close
AD

O Município de Vila de Rei definiu o dia 1 de março como prazo limite para a remoção de material lenhoso acumulado na rede viária florestal do concelho, na sequência da passagem da tempestade Kristin.

De acordo com a informação divulgada pela autarquia, diversos caminhos ficaram condicionados ou mesmo interditos, devido à queda de árvores e à acumulação de ramos e troncos.

Assim, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 82/2021, que estabelece medidas no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi determinado que os proprietários de terrenos confinantes com a rede viária florestal procedam à remoção do material lenhoso que lhes pertença e que se encontre depositado nos caminhos.

Município avança após 1 de março

Terminado o prazo, será efetuado pelo Município o corte e a remoção de todo o material existente, com o objetivo de garantir a desobstrução da rede viária florestal. Desta forma, serão asseguradas melhores condições de circulação e acesso, particularmente relevantes para o combate a eventuais incêndios rurais.

Além disso, foi sublinhado que esta medida pretende prevenir riscos acrescidos, reforçar a segurança do território e assegurar a operacionalidade dos meios de proteção e socorro.

Para esclarecimentos adicionais, poderá ser contactado o Serviço Municipal de Proteção Civil e/ou o Gabinete Técnico Florestal, através do número 274 890 010 ou do endereço eletrónico cord.protec@cm-viladerei.pt.

Por fim, foi deixado um apelo à colaboração de todos os proprietários, no sentido de garantir o cumprimento atempado destas ações.

(Fonte: Nota de Imprensa da Câmara Municipal de Vila de Rei)

Escrito por P.Cordeiro


AD
AD
AD