FLUXMEDIA Música sem limites!
CYB3RPVNK Radio #655 R3HAB
Catarina Pereira pode ser o seu nome de nascimento, mas é como HENKA que quer ser conhecida. Com um visual e estilo que descreve como “caótico”, a artista portuguesa, que vive em Londres desde 2010, surpreendeu no Festival da Canção 2025 ao conquistar os 12 pontos do público com a canção “I Wanna Destroy U”. Agora, com os holofotes virados para si, promete desafiar as convenções e trazer algo novo para a música portuguesa.
“Ainda é um bocado surreal, porque nunca pensei que Portugal estivesse pronto para este tipo de estilo”, confessou em entrevista à MAGG. No entanto, os fãs da Eurovisão parecem discordar. A sua canção gerou um grande impacto, tornando-se uma das mais comentadas nas redes sociais e acumulando quase 100 mil visualizações no YouTube, ficando atrás apenas da de Fernando Daniel.
Natural do Porto, HENKA encontrou em Londres um espaço para se expressar artisticamente. Sentia-se uma “ovelha negra” em Portugal, mas na cidade britânica encontrou a liberdade para explorar a sua música. “A música moderna em Portugal ainda está a desenvolver-se. Hip hop, rock… ainda está a crescer. Londres deu-me muito mais oportunidades para me exprimir”, explicou.
As suas influências são diversas, passando por Nine Inch Nails, Björk, Charli XCX, Bring Me The Horizon e Bad Omens. Mas, curiosamente, Mariza é uma das figuras que mais a inspira – não musicalmente, mas pelo exemplo de resiliência. “O meu pai encontrou-a num avião e pediu-lhe um autógrafo. Em vez disso, ela deu-lhe um bilhete onde escreveu: ‘Quando nós queremos muito, os nossos sonhos tornam-se realidade'”. HENKA guarda essa recordação até hoje.
A decisão de participar no Festival da Canção não foi imediata, mas surgiu após insistência dos seus seguidores. “Mal terminou a última edição do festival (…) recebi muitas mensagens. As pessoas diziam que eu tinha de concorrer. (…) Eu achava sempre: será que Portugal está preparado para isto?”, admite.
Mesmo sem grandes expectativas, decidiu tentar a sua sorte e recebeu a inesperada chamada da RTP. “Eu estava de robe e pantufinhas, era de manhã, estava a beber o meu café e de repente recebo uma chamada de um número português e fiquei em choque”, relembra.
A canção “I Wanna Destroy U” reflete sentimentos de raiva reprimida e libertação, abordando temas como abuso emocional, repressão e empoderamento. “Mais vale estar sozinha do que mal acompanhada”, diz. Apesar do seu tom pessoal, HENKA acredita que a música também representa o espírito do povo português. “Sempre fomos um povo com muita força, esforçado e trabalhador”, afirma.
Com o seu grande carisma, autenticidade e uma visão artística disruptiva, HENKA conseguiu deixar a sua marca na música nacional, levando consigo a pontuação máxima atribuída pelo público na final do Festival da Canção 2025, embora não tenha conseguido a vitória, dado que não recebeu nenhum ponto do júri do evento. Ainda assim, conseguiu o quarto lugar.
Assista ao vídeo da participação de HENKA final do Festival da Canção:
Este é o vídeo do seu último single, I’m a God:
Escrito por Cordeiro
FLUX Hit Play – Só Hits, Sempre! Carrega play e sente o ritmo!
close© 2025 FLUXMEDIA
Todos os direitos reservados.
Qualquer reprodução sem consentimento é proibida.