FLUXMEDIA Música sem limites!
Adesso Music Radio Show 123 (Pietro Morello) This Is Distorted
A final do 58.º Festival da Canção está marcada para 8 de março e irá determinar quem representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, na Suíça.
Na segunda semifinal, que decorreu no sábado, 1 de março, foram apurados os últimos seis finalistas: NAPA, Diana Vilarinho, Fernando Daniel, bombazine, emmy Curl e HENKA (esta última escolhida exclusivamente pelo televoto).
Nesta semifinal, subiram também ao palco A Cantadeira (Responso À Mulher), TOTA (á-tê-xis), Inês Marques Lucas (Quantos Queres) e Luca Argel ft. Pri Azevedo (Quem Foi), que não conseguiram garantir um lugar na final.
A primeira semifinal, realizada no fim de semana anterior, já tinha apurado Jéssica Pina (Calafrio), Josh (Tristeza), Marco Rodrigues (A Minha Casa), Bluay (Ninguém) e Margarida Campelo (Eu Sei Que o Amor), através do sistema de votação habitual (50% júri profissional e 50% voto do público). A sexta canção apurada, “Adamastor” (Peculiar), foi escolhida exclusivamente pelo voto do público.
Na final, o júri será composto por representantes das sete regiões de Portugal Continental e Ilhas. Caso haja empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a decisão será do público.
Como tem acontecido nos últimos anos, as duas semifinais e a final estão a ser transmitidas em direto a partir dos estúdios da RTP, com emissão na RTP1, RTP África, RTP Internacional e RTP Play.
O vencedor do Festival da Canção terá a responsabilidade de representar Portugal no 69.º Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em Basileia, Suíça. As semifinais estão marcadas para 13 e 15 de maio de 2025, enquanto a final acontecerá no dia 17 de maio.
A Suíça venceu a última edição, realizada em Malmö, Suécia, com a canção The Code, interpretada por Nemo. Já Portugal, representado por Iolanda e o tema Grito, conquistou um digno 10.º lugar na grande final.
Desde a sua primeira participação em 1964, Portugal falhou cinco edições da Eurovisão (1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). O momento mais marcante da história nacional no concurso aconteceu em 2017, quando Salvador Sobral venceu com Amar pelos Dois, tema composto por Luísa Sobral, garantindo a única vitória portuguesa no evento.
Canções apuradas na primeira semifinal:
Canções apuradas na segunda semifinal:
Escrito por Cordeiro
2025 2ª Semifinal bombazine Diana Vilarinho emmy Curl Fernando Daniel Festival da Canção HENKA NAPA
FLUX Hit Play – Só Hits, Sempre! Carrega play e sente o ritmo!
close
com Roger Sanchez
22:00 - 00:00
com Sam Feldt
00:00 - 01:00
© 2025 FLUXMEDIA
Todos os direitos reservados.
Qualquer reprodução sem consentimento é proibida.