AD

Eventos

Duas estreias nacionais e ópera “Adilson” marcam programação de outubro no Teatro das Figuras

today03/10/2025

Fundo
share close
AD

O Teatro das Figuras, em Faro, entra no último trimestre do ano com uma programação cultural diversificada que celebra o Dia Mundial da Música e se estende ao teatro, ópera, dança e stand up comedy. Outubro traz duas estreias nacionaisO Meu Super Herói e A Farsa de Inês Pereira (a Grã) — além da apresentação da ópera Adilson, de Dino d’Santiago, em exclusivo no sul do país.

Música, solidariedade e dança

O mês arranca a 3 de outubro com o evento solidário Prometo Viver, dedicado ao combate à violência doméstica, que contará com nomes como Diogo Piçarra, Irís, Luís Trigacheiro, Rita Redshoes, Ana Bacalhau e outros convidados.

No dia 5, a Gala Internacional de Dança da Companhia de Dança do Algarve – Terpsícore sobe ao palco pelas 18h00, juntando bailarinos de várias companhias europeias.

A 12 de outubro, às 12h00, a Orquestra do Algarve apresenta o concerto Vive la France!, pensado para toda a família no âmbito do ciclo Concertos Promenade.

Teatro, poesia e humor

Adilson, de Dino d'Santiago
(Adilson)

No dia 10 de outubro, Carlos Coutinho Vilhena traz a Faro o espetáculo de stand up comedy Snob, às 21h30.

Já a estreia nacional de O Meu Super Herói, de Elmano Sancho e Shahd Wadi, acontece a 16 de outubro, às 21h30. O espetáculo cruza teatro, poesia e memória coletiva, num encontro intimista entre o ator luso-francês e a poeta palestiniana.

A 23 de outubro, o ciclo Esta Noite Grita-se regressa à Biblioteca Municipal de Faro com a leitura encenada de O Senhor Biedermann e os Incendiários, de Max Frisch.

A ópera “Adilson” em Faro

Nos dias 24 e 25 de outubro, às 21h30, o Teatro das Figuras recebe a ópera Adilson, de Dino d’Santiago. Dividida em cinco atos, a obra conta com libreto de Rui Catalão e narra a jornada de um homem afrodescendente, nascido em Angola e filho de pais cabo-verdianos, que vive há mais de 40 anos em Portugal sem nunca ter obtido cidadania.

Encerramento com Gil Vicente revisitado

O mês encerra a 30 de outubro, às 21h30, com a estreia nacional de A Farsa de Inês Pereira (a Grã), pelo grupo farense te-Atrito. Inspirada no texto de Gil Vicente, a peça revisita um dos primeiros textos críticos sobre o papel da mulher perante o casamento.

A Farsa de Inês Pereira (a Grã)
(Grupo “te-Atrito”)

Bilheteira

Os bilhetes para todos os espetáculos estão disponíveis na bilheteira do Teatro das Figuras (terça a sábado, das 13h00 às 19h30, e nos dias de espetáculo até ao seu início) ou online.

 

(Fonte: Nota de Imprensa do Teatro das Figuras)

Escrito por Cordeiro


AD
AD
AD