Música

Brian Molko, dos Placebo, acusado de difamação contra Giorgia Meloni

today18/02/2025

Fundo
share close

Brian Molko, vocalista dos Placebo, enfrenta uma acusação de difamação por ter insultado a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, durante um concerto em Turim, em 2023. O músico chamou a líder do governo italiano de “fascista, racista e nazi” perante milhares de espectadores no Festival Sonic Park.

As autoridades italianas abriram um inquérito após os comentários do cantor, e agora o Ministério da Justiça deu luz verde à acusação. Se condenado, Molko poderá enfrentar uma multa de 5 mil euros, embora a difamação em Itália possa, em certos casos, resultar em pena de prisão.

O partido de Meloni, Fratelli d’Italia, reagiu ao caso. “Não podemos permitir que eventos internacionais sejam manchados por insultos dirigidos às instituições da República”, afirmou a deputada Augusta Montaruli.

Esta não é a primeira vez que Meloni recorre à justiça contra figuras públicas. O escritor Roberto Saviano foi condenado por difamação devido a críticas à política migratória do governo, enquanto um tribunal arquivou um processo contra Donatella Di Cesare, professora universitária que criticou declarações sobre “substituição étnica” feitas pelo cunhado da primeira-ministra, Francesco Lollobrigida.

Escrito por Cordeiro