AD

Notícias

Blaya e Némanus atuam no Festival da Melancia em Ladoeiro, Idanha-a-Nova

today15/07/2025

Fundo
share close
AD

De 18 a 20 de julho, o Ladoeiro, no concelho de Idanha-a-Nova, volta a encher-se de cor, música e sabor com mais uma edição do Festival da Melancia, que este ano conta com Némanus e Blaya como cabeças de cartaz.

Durante três dias, o certame celebra a melancia como fruta da estação e presta homenagem à cultura agrícola local, reunindo um programa variado que inclui concertos, tertúlias, animação de rua, exposições, concursos, cozinha ao vivo e momentos de tradição popular.

Na sexta-feira, dia 18, o festival abre com a tertúlia “Histórias de Vida – A Cultura da Melancia”, marcada para as 19h30, onde habitantes do Ladoeiro partilham testemunhos sobre o cultivo desta fruta emblemática da região. A noite continua com uma Grande Noite de Fados, às 22h00, e culmina com o concerto de Blaya, a partir das 23h30.

O sábado traz um dos momentos mais aguardados do festival: o Concurso de Escultura em Melancia, com prémios para os três melhores trabalhos. Haverá também sessões de cozinha ao vivo, cantares ao desafio, pesagem e entrega de prémios à melancia mais pesada. A noite fecha com Némanus ao vivo, a partir das 23h30.

No domingo, o festival propõe novas sessões de ‘live cooking’, as populares corridas com melancias, e atuações de grupos de música tradicional portuguesa. O encerramento, marcado para as 22h00, será feito com um espetáculo especial de cantares à desgarrada, reunindo alguns dos melhores improvisadores do país.

Organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em parceria com a Junta de Freguesia de Ladoeiro, o Festival da Melancia reforça-se como um evento cultural e gastronómico de referência no interior do país, valorizando a produção agrícola local e proporcionando uma experiência única de convívio e identidade regional.

Escrito por Cordeiro


AD
AD
AD