AD

Notícias

Magnata das criptomoedas come obra de arte que comprou por 6,2 milhões de dólares

today29/11/2024

Fundo
share close
AD

O empresário de criptomoedas Justin Sun cumpriu, esta sexta-feira (29 de novembro), uma promessa que fez depois de gastar 6,2 milhões de dólares numa obra de arte com uma banana colada a uma parede, comendo a fruta.

Num dos hotéis mais caros de Hong Kong, Sun mastigou a banana perante dezenas de jornalistas e influenciadores, depois de ter proferido um discurso em que considerou a obra “icónica” e estabeleceu paralelos entre a arte conceptual e a criptomoeda.

“É muito melhor do que as outras bananas”, disse Sun depois de provar pela primeira vez.

“É realmente muito boa”.

Intitulada ‘Comedian’, a obra criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan foi vendida num leilão da Sotheby’s em Nova Iorque na semana passada, tendo Sun sido um dos sete licitadores.

Sun disse ter sentido “descrença” nos primeiros 10 segundos após ter ganho a licitação, antes de se aperceber de que “isto podia tornar-se algo grande”.

Nos 10 segundos que se seguiram, decidiu que ia comer a banana.

“Comê-la numa conferência de imprensa pode também tornar-se uma parte da história da obra de arte”, afirmou.

O proprietário recebe um certificado de autenticidade e instruções sobre como substituir a banana quando ela começar a se decompor.

“A maioria destes objetos e destas ideias existe como propriedade intelectual e na internet, em vez de algo físico”, disse.

A estreia da criação comestível na exposição Art Basel 2019 em Miami Beach gerou polémica e levantou questões sobre se deveria ser considerada arte – o objetivo declarado de Cattelan.

Escrito por Cordeiro

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


AD
AD
AD