FLUXMEDIA Música sem limites!
Sam Feldt - Heartfeldt Radio #486
A Academia revelou esta quinta-feira, 23 de janeiro, os nomeados para a 97ª edição dos Óscares, marcada para 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles. Sem grandes surpresas, Emília Pérez, de Jacques Audiard, lidera a corrida com 13 nomeações, enquanto o Brasil marca presença histórica com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que conseguiu três indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
O filme francês, falado em castelhano, é um marco para o cinema em língua não inglesa, quebrando o recorde de nomeações que pertencia a O Tigre e o Dragão (2000). Entre as categorias destacam-se Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Realização, e uma histórica indicação para Karla Sofía Gascón como Melhor Atriz – a primeira para uma atriz transgénero na história dos Óscares.
Com a Netflix por trás da distribuição, Emília Pérez mistura thriller e musical, contando a história de um traficante mexicano que decide mudar de vida ao realizar uma transição de género. A ausência de Selena Gomez na categoria de Melhor Atriz Secundária foi a única surpresa notável.
O filme Ainda Estou Aqui coloca o Brasil novamente em destaque nos Óscares, após um hiato de mais de duas décadas desde Central do Brasil (1998). Além de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, Fernanda Torres segue os passos da sua mãe, Fernanda Montenegro, ao conquistar uma nomeação para Melhor Atriz.
Apesar de ter sido premiada no Festival de Annecy, a curta-metragem de animação portuguesa Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, ficou de fora das nomeações. Há dois anos, Ice Merchants conseguiu representar Portugal na mesma categoria.
A corrida por Melhor Filme está especialmente competitiva, com os seguintes nomeados:
Outros títulos como Sing Sing, Maria e Nosferatu ficaram limitados a categorias técnicas.
A categoria de Melhor Atriz inclui estreantes como Karla Sofía Gascón (Emília Pérez), Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui), e Mikey Madison (Anora), enquanto Demi Moore (A Substância) e Cynthia Erivo (Wicked) completam a lista. Atrizes como Nicole Kidman, Kate Winslet e Tilda Swinton ficaram de fora.
Já em Melhor Ator, Adrien Brody (O Brutalista) lidera a competição, acompanhado por Ralph Fiennes (Conclave), Colman Domingo (Sing Sing), Timothée Chalamet (A Complete Unknown), e Sebastian Stan (The Apprentice), este último estreando-se nos Óscares.
As categorias de interpretação secundária também incluem nomes de peso, como Zoe Saldaña (Emília Pérez) e Ariana Grande (Wicked), que despontam como favoritas em Melhor Atriz Secundária, enquanto Guy Pearce (O Brutalista) e Edward Norton (A Complete Unknown) dominam Melhor Ator Secundário.
Com Conan O’Brien como anfitrião e a expectativa de um espetáculo recheado de momentos históricos, os Óscares 2025 prometem consolidar-se como uma celebração da diversidade e do talento global no cinema. A liderança de Emília Pérez e o feito histórico do Brasil são indicativos de um ano transformador para a indústria cinematográfica.
Confira a lista completa dos nomeados:
Escrito por Cordeiro
2025 97ª edição A Complete Unknown A Substância Ainda Estou Aqui Anora Ariana Grande Conan O'Brien Conclave Duna: Parte 2 Emília Perez Fernanda Torres Karla Sofía Gascón Lista de Nomeados Nickel Boys O Brutalista Óscares Walter Salles Wicked
FLUX Hit Play – Só Hits, Sempre! Carrega play e sente o ritmo!
close
com Kenn Colt
21:00 - 22:00
com Junior Jack
22:00 - 23:00
© 2025 FLUXMEDIA
Todos os direitos reservados.
Qualquer reprodução sem consentimento é proibida.
Comentários da publicação (0)