Cinema

Óscares 2025: “Emília Pérez” lidera com 13 nomeações; Brasil faz história com “Ainda Estou Aqui”

today23/01/2025

Fundo
share close

A Academia revelou esta quinta-feira, 23 de janeiro, os nomeados para a 97ª edição dos Óscares, marcada para 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles. Sem grandes surpresas, Emília Pérez, de Jacques Audiard, lidera a corrida com 13 nomeações, enquanto o Brasil marca presença histórica com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que conseguiu três indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Favoritismo de “Emília Pérez” e feitos históricos

O filme francês, falado em castelhano, é um marco para o cinema em língua não inglesa, quebrando o recorde de nomeações que pertencia a O Tigre e o Dragão (2000). Entre as categorias destacam-se Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Realização, e uma histórica indicação para Karla Sofía Gascón como Melhor Atriz – a primeira para uma atriz transgénero na história dos Óscares.

Emilia Pérez

Com a Netflix por trás da distribuição, Emília Pérez mistura thriller e musical, contando a história de um traficante mexicano que decide mudar de vida ao realizar uma transição de género. A ausência de Selena Gomez na categoria de Melhor Atriz Secundária foi a única surpresa notável.

Brasil: um feito inédito desde “Central do Brasil”

O filme Ainda Estou Aqui coloca o Brasil novamente em destaque nos Óscares, após um hiato de mais de duas décadas desde Central do Brasil (1998). Além de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, Fernanda Torres segue os passos da sua mãe, Fernanda Montenegro, ao conquistar uma nomeação para Melhor Atriz.

Ainda Estou Aqui

Portugal fora da corrida

Apesar de ter sido premiada no Festival de Annecy, a curta-metragem de animação portuguesa Percebes, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, ficou de fora das nomeações. Há dois anos, Ice Merchants conseguiu representar Portugal na mesma categoria.

Outros destaques da lista

A corrida por Melhor Filme está especialmente competitiva, com os seguintes nomeados:

  • Emília Pérez (13 nomeações)
  • O Brutalista (10 nomeações, incluindo três nas categorias de interpretação)
  • Wicked (10 nomeações, destacando-se Ariana Grande e Cynthia Erivo)
  • Conclave (8 nomeações)
  • A Complete Unknown (8 nomeações, incluindo James Mangold para Melhor Realização)
  • Anora (6 nomeações, vencedor da Palma de Ouro em Cannes)
  • Duna: Parte 2
  • A Substância, de Coralie Fargeat (único filme dirigido por uma mulher na categoria principal)
  • Nickel Boys
  • Ainda Estou Aqui, que faz história para o cinema brasileiro.

Outros títulos como Sing Sing, Maria e Nosferatu ficaram limitados a categorias técnicas.

Categorias de atuação: algumas surpresas, mas poucos espaços livres

A categoria de Melhor Atriz inclui estreantes como Karla Sofía Gascón (Emília Pérez), Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui), e Mikey Madison (Anora), enquanto Demi Moore (A Substância) e Cynthia Erivo (Wicked) completam a lista. Atrizes como Nicole Kidman, Kate Winslet e Tilda Swinton ficaram de fora.

Já em Melhor Ator, Adrien Brody (O Brutalista) lidera a competição, acompanhado por Ralph Fiennes (Conclave), Colman Domingo (Sing Sing), Timothée Chalamet (A Complete Unknown), e Sebastian Stan (The Apprentice), este último estreando-se nos Óscares.

As categorias de interpretação secundária também incluem nomes de peso, como Zoe Saldaña (Emília Pérez) e Ariana Grande (Wicked), que despontam como favoritas em Melhor Atriz Secundária, enquanto Guy Pearce (O Brutalista) e Edward Norton (A Complete Unknown) dominam Melhor Ator Secundário.

Cerimônia promete grandes disputas

Com Conan O’Brien como anfitrião e a expectativa de um espetáculo recheado de momentos históricos, os Óscares 2025 prometem consolidar-se como uma celebração da diversidade e do talento global no cinema. A liderança de Emília Pérez e o feito histórico do Brasil são indicativos de um ano transformador para a indústria cinematográfica.

Conan O’Brien

 

 

Confira a lista completa dos nomeados:

Melhor Filme

  • “Anora”
  • “The Brutalist”
  • “A Complete Uknown”
  • “Conclave”
  • “Dune: Part Two”
  • “Emilia Pérez”
  • “I’m Still Here”
  • “Nickel Boys”
  • “The Substance”
  • “Wicked”

Melhor Atriz

  • Cynthia Erivo – “Wicked”
  • Karla Sofía Gascon – “Emilia Pérez”
  • Mikey Madison – “Anora”
  • Demi Moore – “The Substance”
  • Fernanda Torres – “I’m Still Here”

Melhor Ator

  • Adrien Brody – “The Brutalist”
  • Timothee Chalamet – “A Complete Unknown”
  • Colman Domingo – “Sing Sing”
  • Ralph Fiennes – “Conclave”
  • Sebastian Stan – “The Apprentice”

Melhor Atriz Secundária

  • Monica Barbaro – “A Complete Unknown”
  • Ariana Grande – “Wicked”
  • Felicity Jones – “The Brutalist”
  • Isabella Rossellini – “Conclave”
  • Zoe Saldaña – “Emilia Pérez”

Melhor Ator Secundário

  • Yura Borisov – “Anora”
  • Kieran Culkin – “A Real Pain”
  • Edward Norton – “A Complete Unknown”
  • Guy Pearce – “The Brutalist”
  • Jeremy Strong – “The Apprentice”

Melhor Realização

  • Sean Baker – “Anora”
  • Brady Corbet – “The Brutalist”
  • James Mangold – “A Complete Unknown”
  • Jacques Audiard – “Emilia Pérez”
  • Coralie Fargeat – “The Substance”

Melhor Filme de Animação

  • “Flow”
  • “Inside Out 2”
  • “Memoir of a Snail”
  • “Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl”
  • “The Wild Robot”

Melhor Curta-Metragem de Animação

  • Beautiful Men
  • In The Shadow of The Cypress
  • Magic Candies
  • Wander to Wonder
  • Yuck!

Melhor Curta-Metragem

  • “A Lien”
  • “Anuja”
  • “I’m Not a Robot”
  • “The Last Ranger”
  • “A Man Who Could Not Remain Silent”

Melhor Argumento Original

  • Anora
  • The Brutalist
  • A Real Pain
  • “September 5”
  • “The Substance”

Melhor Argumento Adaptado

  • “A Complete Unknown”
  • “Conclave”
  • “Emilia Pérez”
  • “Nickel Boys”
  • “Sing Sing”

Melhor Banda Sonora Original

  • The Brutalist
  • Conclave
  • Emilia Pérez
  • Wicked
  • The Wild Robot

Melhor Canção Original

  • El Mal – “Emilia Pérez”
  • The Journey – “The Six Triple Eight”
  • Like a Bird – “Sing Sing”
  • Mi Camino – “Emilia Pérez”
  • Never Too Late – “Elton John: Never Too Late”

Melhor Filme Internacional em língua não inglesa

  • “I’m Still Here” (Brasil)
  • “The Girl with the Needle” (Dinamarca)
  • “Emilia Pérez” (França)
  • “The Seed of the Sacred Fig” (Alemanha)
  • “Flow” (Letónia)

Melhor Caracterização

  • “A Different Man”
  • “Emilia Pérez”
  • “Nosferatu”
  • “The Substance”
  • “Wicked”

Melhor Guarda-Roupa

  • A Complete Unknown
  • Conclave
  • Gladiator II
  • Nosferatu
  • Wicked

Melhor Montagem

  • “Anora”
  • “The Brutalist”
  • “Conclave”
  • “Emilia Pérez”
  • “Wicked”

Melhor Fotografia

  • “The Brutalist”
  • “Dune: Part Two”
  • “Emilia Pérez”
  • “Maria”
  • “Nosferatu”

Melhores Efeitos Visuais

  • “Alien: Romulus”
  • “Better Man”
  • “Dune: Part Two”
  • “Kingdom of the Planet of the Apes”
  • “Wicked”

Melhor Som

  • “A Complete Unknown”
  • “Dune: Part Two”
  • “Emilia Pérez”
  • “Wicked”
  • “The Wild Robot”

Melhor Design de Produção

  • “The Brutalist”
  • “Conclave”
  • “Dune: Part Two”
  • “Nosferatu”
  • “Wicked”

Melhor Documentário

  • “Black Box Diaries”
  • “No Other Land”
  • “Porcelain War”
  • “Soundtrack to a Coup d’Etat”
  • “Sugarcane”

Melhor Curta-Metragem Documental

  • “Death By Numbers”
  • “I Am Ready, Warden”
  • “Incident”
  • “Instruments of a Beating Heart”
  • “The Only Girl in the Orchestra”

Escrito por Cordeiro

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *