AD

Cinema e Televisão

“Conclave” lidera nomeações aos BAFTA: Filme de Laura Carreira fica de fora

today15/01/2025

Fundo
share close
AD

O filme “Conclave”, de Edward Berger, é a grande surpresa nas nomeações aos BAFTA, os prestigiados prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, frequentemente apelidados de “Óscares britânicos”. A obra protagonizada por Ralph Fiennes, que explora as intrigas em torno da eleição de um novo Papa, recebeu 12 nomeações, tornando-se o mais nomeado deste ano.

Em segundo lugar surge “Emília Pérez”, de Jacques Audiard, um musical surrealista falado maioritariamente em castelhano, com 11 nomeações. Entre os mais nomeados estão ainda “O Brutalista”, de Brady Corbet (9 nomeações), “Anora”, de Sean Baker (7 nomeações), e “A Complete Unknown”, de James Mangold (6 nomeações).

Já o filme “On Falling”, da realizadora portuguesa Laura Carreira, que estava entre os finalistas para Melhor Primeira Obra, não conseguiu atingir a lista de nomeados. A categoria inclui produções como “Hoard”, de Luna Carmoon, e “Kneecap – O Trio de Belfast”, de Rich Peppiatt.

Nomeações destacadas

Entre os destaques para Melhor Filme estão “Conclave”, “Emília Pérez”, “Anora”, “O Brutalista” e “A Complete Unknown”, numa competição que promete ser acirrada. A cerimónia será apresentada por David Tennant no dia 16 de fevereiro, com a temporada de prémios a culminar nos Óscares a 2 de março, apresentados por Conan O’Brien.

Cynthia Erivo, por “Wicked”, e Adrien Brody, por “O Brutalista”, lideram as categorias de Melhor Atriz e Ator, respetivamente. Destaque também para Selena Gomez e Zoe Saldaña, ambas nomeadas para Melhor Atriz Secundária por “Emília Pérez”.

Reconhecimento para cinema em língua não inglesa

Na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, o Brasil marca presença com “Ainda Estou Aqui”, juntando-se a produções da Índia, França e Irlanda. Apesar de uma forte pré-seleção, filmes como “A Quimera”, de Alice Rohrwacher, ficaram de fora.

Com algumas surpresas e omissões notáveis, os BAFTA reafirmam a sua posição como um momento crucial na temporada de prémios, preparando o terreno para os aguardados Óscares.

Escrito por Cordeiro

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


AD
AD
AD