Cinema

“Conclave” domina os BAFTA e “Emília Pérez” supera “Ainda Estou Aqui”

today17/02/2025

Fundo
share close

“Conclave” foi o grande vencedor dos BAFTA, os chamados “Óscares britânicos”, numa cerimónia realizada este domingo à tarde na Royal Festival Hall, em Londres.

O filme arrecadou quatro prémios em 12 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Britânico, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem. A produção de Edward Berger, protagonizada por Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rossellini, retrata a escolha de um novo Papa, um dos processos mais sigilosos e antigos do mundo. “Conclave” superou, assim, concorrentes de peso como “Anora”, “O Brutalista”, “A Complete Unknown” e “Emília Pérez”.

Ao receber o prémio principal da noite, o realizador alemão Edward Berger – que já tinha vencido na mesma categoria há dois anos com “A Oeste Nada de Novo” – destacou o longo percurso até concretizar este projeto, que levou sete anos a ser desenvolvido. Berger fez ainda questão de elogiar o “argumento maravilhoso” do britânico Peter Straughan e a performance de Ralph Fiennes.

Os BAFTA deste ano baralharam as previsões para os Óscares, cuja votação encerra esta terça-feira. “Anora”, que era apontado como favorito após triunfar nos prémios dos sindicatos de produtores e realizadores norte-americanos, arrecadou apenas duas distinções: Melhor Casting e, numa reviravolta, Melhor Atriz para Mikey Madison. Esta vitória inesperada pôs fim ao domínio de Demi Moore nesta temporada de prémios pela sua interpretação em “A Substância”, que acabou por levar apenas o troféu de Melhor Caracterização.

No seu discurso, Mikey Madison dedicou o prémio à “comunidade das profissionais do sexo”, afirmando: “Vejo-vos, merecem respeito e dignidade humana.”

A cerimónia dos BAFTA, que muitas vezes diverge das escolhas da Academia de Hollywood mas pode influenciar os Óscares, contou com a presença de vários nomeados, incluindo Fernanda Torres e o realizador Walter Salles, que representaram “Ainda Estou Aqui”.

Apresentada por David Tennant, a 78.ª edição dos BAFTA viu o seu palmarés bastante repartido. “O Brutalista” igualou “Conclave” no número de troféus, conquistando os prémios de Melhor Ator (Adrien Brody), Melhor Realização (Brady Corbet), Melhor Fotografia e Melhor Banda Sonora.

Outros filmes que arrecadaram duas estatuetas foram “A Verdadeira Dor” (Melhor Ator Secundário para Kieran Culkin e Melhor Argumento Original para Jesse Eisenberg, que superou “Anora” e “O Brutalista”), “Emília Pérez” (Melhor Atriz Secundária para Zoë Saldaña e Melhor Filme Estrangeiro), “Wicked” (Melhor Guarda-Roupa e Melhor Design de Produção) e “Dune – Duna: Parte Dois” (Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais).

Recebido com grande aplauso pelo público, “Wallace & Gromit: A Vingança das Aves” triunfou nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Filme para Crianças e Famílias, superando “Robot Selvagem” e “Flow – À Deriva”, considerados favoritos aos Óscares.

Uma das maiores incógnitas da noite era o impacto da recente polémica em torno de “Emília Pérez”. No final de janeiro, vieram a público mensagens antigas da protagonista Karla Sofía Gascón sobre a presença muçulmana em Espanha e outros temas sociais e políticos. A isto juntaram-se fortes críticas à forma como o filme retrata o México, a criminalidade e a identidade de género, além da escassa presença de atores mexicanos no elenco e do sotaque castelhano de Selena Gomez.

Apesar disso, “Emília Pérez”, que lidera a corrida aos Óscares com 13 nomeações, arrecadou dois prémios nos BAFTA, embora longe das expectativas iniciais. O realizador Jacques Audiard mostrou-se “emocionado” ao receber o troféu de Melhor Filme Estrangeiro, dedicando-o a toda a equipa e elogiando os outros nomeados, incluindo “Ainda Estou Aqui”. Fez ainda questão de agradecer às “talentos maravilhosos” que participaram no filme, citando Zoë Saldaña, Selena Gomez e Karla Sofía Gascón.

Depois, Zoë Saldaña subiu ao palco para receber o prémio de Melhor Atriz Secundária, ultrapassando inclusive a colega Selena Gomez. “Esta personagem tornou-se especial para mim”, afirmou a atriz de origem dominicana, acrescentando que interpretar em castelhano, a sua língua materna, lhe permitiu “ligar-se à sua cultura e arte de uma forma muito significativa”.

Veja a lista completa dos premiados da noite:

MELHOR FILME
“Conclave”

MELHOR REALIZAÇÃO
Brady Corbet (“O Brutalista”)

MELHOR ATOR
Adrien Brody (“O Brutalista”)

MELHOR ATRIZ
Mikey Madison (“Anora”)

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Kieran Culkin (“A Verdadeira Dor”)

ATRIZ SECUNDÁRIA
Zoë Saldaña (“Emília Pérez”)

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
“Conclave”

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
“A Verdadeira Dor”

MELHOR FILME BRITÂNICO
“Conclave”

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
“Wallace & Gromit: A Vingança das Aves”

MELHOR FILME PARA CRIANÇAS E FAMÍLIAS
“Wallace & Gromit: A Vingança das Aves”

MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
“Emília Pérez”

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Super/Homem: A História de Christopher Reeve”

MELHOR FOTOGRAFIA
“O Brutalista”

MELHOR GUARDA-ROUPA
“Wicked”

MELHOR MONTAGEM
“Conclave”

MELHOR SOM
“Dune – Duna: Parte Dois”

MELHOR CARACTERIZAÇÃO
“A Substância”

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
“Wicked”

MELHOR BANDA SONORA
“O Brutalista”

MELHORES EFEITOS VISUAIS
“Dune – Duna: Parte Dois”

MELHOR CASTING
“Anora”

MELHOR ESTREIA POR UM ARGUMENTISTA, REALIZADOR OU PRODUTOR BRITÂNICO
“Kneecap – O Trio de Belfast” (o realizador e argumentista Rich Peppiatt, os produtores Trevor Birney e Jack Tarling, e os argumentistas Naoise Ó Cairealláin, Liam Óg Ó Hannaidh e JJ Ó Dochartaigh)

MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICA
“Rock, Paper, Scissors”

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICA
“Wander to Wonder”

ESTRELA EM ASCENSÃO (votado pelo público)
David Jonsson

 

Escrito por Cordeiro