Cinema

Anúncio das nomeações aos Óscares adiado novamente devido a incêndios em Los Angeles

today14/01/2025

Fundo
share close

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou um novo adiamento do anúncio das nomeações aos Óscares 2025, em resposta à grave situação dos incêndios que afetam a área de Los Angeles. Este é o segundo adiamento desde a data inicial, com o anúncio agora remarcado para quinta-feira, 23 de janeiro, às 5h30 locais (13h30 em Lisboa). A cerimónia ocorrerá exclusivamente em formato online, sem a presença de jornalistas ou media no local.

A votação para a seleção dos nomeados, originalmente programada para terminar em 12 de janeiro, já havia sido prolongada para 14 de janeiro. Agora, foi novamente estendida até esta sexta-feira, 17 de janeiro, às 17h00 locais.

Num comunicado oficial, a Academia explicou a decisão:

“Devido aos incêndios ainda ativos na área de Los Angeles, sentimos que é necessário prolongar o nosso período de votação e mudar a data do anúncio das nossas nomeações para permitir tempo adicional aos nossos membros. Além disso, como queremos estar atentos às necessidades de infraestrutura e hospedagem da região nas próximas semanas, é imprescindível que façamos algumas alterações na nossa programação de eventos, que acreditamos contarão com o apoio de nossa indústria.”

Cancelamento de Eventos Tradicionais

Devido à situação de emergência, a organização também cancelou o tradicional almoço para os nomeados, que estava agendado para 10 de fevereiro, bem com como os prémios dedicados às categorias científicas e técnicas, inicialmente marcados para 18 de fevereiro, foram adiados para uma data ainda a ser definida.

A cerimónia principal dos Óscares, no entanto, permanece agendada para o dia 2 de março de 2025. Apesar disso, a Academia emitiu um alerta:

“Por favor, tenham em atenção que todas as datas estão sujeitas a alterações.”

No mesmo comunicado, a Academia destacou a importância de prestar homenagem aos trabalhadores da linha de frente no combate aos incêndios e de apoiar as comunidades afetadas:

“Esperamos homenagear os nossos trabalhadores da linha de frente, que têm ajudado com os incêndios, reconhecer os afetados e incentivar as pessoas a unirem-se à Academia para apoiar os esforços de ajuda.”

Impacto dos Incêndios

Os incêndios, que começaram na semana passada, já resultaram em 24 mortes confirmadas, com dezenas de pessoas ainda desaparecidas. Entre as vítimas dos danos materiais estão nomes de peso da indústria cinematográfica, como Anthony HopkinsMel Gibson e Billy Crystal, que perderam as suas casas.

A cidade de Los Angeles, conhecida como a capital mundial do entretenimento, tem sido profundamente afetada. Com cerca de 680 mil pessoas empregadas diretamente na indústria ou em serviços que a apoiam, os danos materiais e humanos atingem proporções alarmantes.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, descreveu a situação como possivelmente o “pior desastre natural da história dos Estados Unidos”.

Escrito por Cordeiro

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *