Mundo

Alerta para quem tem iPhone: ‘bug’ é porta aberta para cibercriminosos e roubo de dados

today16/12/2024

Fundo
share close

Os utilizadores do iPhone estão a ser aconselhados a atualizar os seus dispositivos para o iOS 18, o mais rapidamente possível, para corrigir um bug que permite aos hackers roubar dados. A vulnerabilidade afeta o subsistema Transparência, Consentimento e Controlo (TCC) do iOS, responsável por notificar os utilizadores quando uma app tenta aceder a dados sensíveis, como fotografias, localização GPS, contatos e muito mais.

“De forma alarmante, esta exploração ocorre sem deixar qualquer vestígio dos dados acedidos, representando uma ameaça à privacidade do utilizador e à segurança geral dos dados”, afirmaram especialistas em cibersegurança. O bug foi descoberto pela empresa de cibersegurança Jamf Threat Labs, que descobriu que afeta os iPhones e Macs.

Os especialistas reportaram as descobertas à Apple e a empresa corrigiu o problema no iOS 18 e no macOS 15 – as versões mais recentes dos sistemas operativos iPhone e Mac. O aviso de Jamf chega quando a Apple se prepara para lançar o iOS 18.2 – a mais recente atualização do seu sistema operativo.

A primeira versão do iOS 18 foi lançada a 16 de setembro para dezenas de dispositivos. A atualização está disponível para todos os iPhones 11 a 15, bem como para o XR, XS, XS Max e iPhone SEs de segunda e terceira geração.

Para atualizar o seu dispositivo, abra a função “Definições” e toque em “Geral” e em “Atualização de software”. Se o iOS 18 estiver disponível, vê-lo-á aparecer no ecrã com um botão ‘Instalar agora’ na parte inferior. Se preferir atualizar o seu telefone durante a noite, pode tocar em ‘Instalar hoje à noite’.

Assim que o download estiver concluído, o seu iPhone irá executar o iOS 18.

Normalmente, quando uma aplicação tenta aceder a informações armazenadas noutra aplicação, o TCC emite uma notificação push solicitando ao utilizador do iPhone que autorize esse acesso. Mas este bug impede o TCC de emitir esta notificação e concede o acesso sem o conhecimento ou consentimento do utilizador do iPhone.

Além de fotografias, localização GPS e contatos, isto significa que as aplicações podem obter acesso não autorizado a ficheiros e pastas, dados de saúde, microfone ou câmara e muito mais.

Esta correção de bugs é uma mudança importante incluída no software iOS 18, mas isto não é tudo o que a Apple incluiu nesta enorme atualização.

A mais recente versão deste sistema operativo – iOS 18.2 – irá proporcionar a segunda vaga de funcionalidades Apple Intelligence, que são novas ferramentas e aplicações alimentadas por inteligência artificial. O iOS 18.2 apresentará integração Chat GPT, actualizações Siri, Genmoji, Image Playground e muito mais.

A data e hora exatas do lançamento da atualização são ainda desconhecidas. A Apple tende a lançar atualizações às segundas-feiras, pelo que 16 de dezembro é outra data de lançamento com forte potencial.

Além das novas funcionalidades, reparar vulnerabilidades para proteger os seus dados confidenciais é um bom motivo para garantir que o seu dispositivo está a executar o sistema operativo mais recente.

Mas muitos utilizadores do iPhone que já instalaram o iOS 18 queixaram-se de alterações “complicadas” nas principais aplicações e de falhas “irritantes”.

Entretanto, os utilizadores do iPhone também descobriram que a instalação do iOS 18 esgotou significativamente a vida útil da bateria e introduziu falhas que fazem com que as aplicações bloqueiem ou dificultem a abertura e o login nas mesmas. Cabe aos utilizadores decidir se as novas funcionalidades e correções de bugs incluídas no iOS 18 valem esses riscos. Mas os especialistas em segurança de dados estão a pedir ao público que leve a sério este desvio e atualize os dispositivos.

Escrito por Cordeiro

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *