AD

Meteorologia

Tempestade Gabrielle atinge Portugal com chuva e vento forte

today27/09/2025

Fundo
share close
AD

A tempestade pós-tropical Gabrielle chega este sábado, 27 de setembro, ao continente português, trazendo chuva intensa, vento forte e agitação marítima em grande parte do território, sobretudo no litoral Norte e Centro.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se o aumento da nebulosidade a partir da tarde, com períodos de precipitação, por vezes forte, e possibilidade de trovoadas. O vento, inicialmente fraco a moderado, intensificar-se-á no litoral oeste e nas terras altas, podendo atingir rajadas até 80 km/h.

Avisos meteorológicos

O IPMA colocou cinco distritos do continente sob aviso laranja devido à previsão de precipitação intensa e vento forte. No litoral e nas regiões montanhosas, o mar também se agravará: as ondas, que começarão nos 1,5 a 2,5 metros, poderão atingir os 4 a 5 metros no final do dia.

Danos nos Açores e riscos no continente

A Gabrielle, que atingiu os Açores como ciclone de Categoria 1, já causou estragos, incluindo a destruição parcial do telhado de uma habitação na Ilha Terceira. No continente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para cuidados redobrados junto à costa e para o risco acrescido de incêndios rurais, devido à combinação de vento forte, terrenos secos e temperaturas elevadas.

“Recomendamos que a população evite atividades junto à praia, falésias ou passeios marítimos, e que respeite as regras de prevenção de incêndios rurais”, reforçou José Marques Coelho, capitão do Porto de Cascais, em declarações à SIC.

Mudança para tempo quente

Apesar da instabilidade, a Gabrielle deverá dissipar-se rapidamente. A partir de segunda-feira, 29 de setembro, prevê-se uma subida das temperaturas, que poderão ultrapassar os 30 graus no sul do país, prolongando-se até à primeira quinzena de outubro, segundo o climatologista Mário Marques.

Escrito por Cordeiro


AD
AD
AD